Transplantes 1329
Quer ajudar?Faça uma doação!

Ação Rio do Sul - Dia Mundial do Diabetes

Em 14 de Novembro é comemorado o Dia Mundial do Diabetes - a Associação Renal Vida de Rio do Sul, com o objetivo de prevenir/controlar o DM, realizou uma ação entre seus pacientes, com verificação da glicemia e orientação sobre prevenção, sintomas e cuidados com a doença.
 
A crescente prevalência do diabetes no Brasil e no mundo, frequentemente associado à Hipertensão Arterial, à Doença Cardiovascular e ao envelhecimento populacional tem tornado mais frequente também a ocorrência de Doença Renal Crônica. A Doença Renal Crônica associada ao diabetes se instala de maneira gradativa, assintomática, evoluindo com perda de função renal e a necessidade de tratamento com diálise ou transplante.
 
O Diabetes Mellitus é uma doença crônica caraterizada por graus variáveis de resistência e deficiência insulínica. Sua ocorrência está aumentando na maioria dos países e infelizmente a grande parte dos pacientes não apresentam um bom controle. Um dos motivos é que além do uso dos medicamentos, existe a necessidade da mudança de hábitos de vida, como fazer uma dieta saudável, realizar exercícios físicos regularmente, não fumar, entre outros.
 
A Nefropatia diabética resulta da longa exposição à glicemia elevada, associada ao mau controle da pressão arterial, dos níveis do colesterol, do hábito de fumar e também de fatores genéticos.
Fotos