Transplantes 1329
Quer ajudar?Faça uma doação!

SC: 431 pessoas na fila de espera por um rim

De acordo com a SC Transplantes – Central de Captação, Notificação e Distribuição de Órgãos e Tecidos de Santa Catarina –, 431 catarinenses estão na fila de espera por um transplante de rim. Em janeiro deste ano, eram 418 pessoas.

Você pode ajudar a reduzir esse número sendo um doador vivo ou informando sua família sobre seu desejo de doar órgãos. Neste ano, até maio, 7,3% dos possíveis doadores não tiveram seus órgãos transplantados por negativa da família.

A doação de rim ainda é mais comum em doador falecido; um total de 82 de janeiro a maio deste ano. Apenas 15 transplantes foram realizados com doador vivo durante o mesmo período. Apesar de ser menos comum, na semana passada, a Renal Vida realizou, com sucesso, um transplante de doador vivo.

Associação

Em dez anos, a Renal Vida já realizou 829 transplantes de rim. Qualquer pessoa em bom estado de saúde física e mental pode fazer o cadastro para ser doador. Após o cadastro, é realizada uma série de exames para saber se há viabilidade de doação. Entre os requisitos, estão: compatibilidade com o receptor, ter mais de 21 anos, ter passado por um estudo imunológico, ter realizado os exames clínicos necessários e ser voluntário.

Entre em contato conosco para obter mais informações sobre transplantes e saber como você pode contribuir para a redução da fila de espera por um rim em Santa Catarina.

Contribuição

Se doar um rim não for uma possibilidade, você pode contribuir com a qualidade de vida do doente renal crônico de outra maneira: doando recursos para a aquisição de novas máquinas de hemodiálise. Para fazer sua contribuição, clique aqui. A Renal Vida e seus pacientes agradecem!

Fotos