Transplantes 1261
Quer ajudar?Faça uma doação!

Saiba como descobrir se você é portador de doença renal crônica

Cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem de algum grau de disfunção renal e aproximadamente 100 mil passam por diálise. Desse total, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, 70% descobriram a doença quando os rins já estavam gravemente comprometidos. Em geral, a insuficiência renal é um processo lento e assintomático. Descobrir a doença em sua fase inicial pode significar maior qualidade de vida ao paciente.

Mas como saber se você é portador (a) de doença renal crônica?

Se você é ou tem alguém na família com diabetes ou hipertensão e se existir um histórico familiar de doença renal crônica, é preciso ficar atento (a). As chances de desenvolver insuficiência renal em alguma fase de sua vida são maiores.

Nesses casos, a recomendação é verificar, por meio de exames periódicos, os níveis de proteinúria e a dosagem de creatinina no sangue, além de consultar regularmente seu clínico geral e nefrologista. Lembre-se: a prevenção é o melhor remédio.

Em caso de dúvidas ou suspeita de doença renal, procure a Renal Vida mais próxima de sua casa.

Contribuição

Você também pode nos ajudar a garantir um tratamento humanitário e de alto padrão a centenas de pacientes renais nas regiões de Blumenau, Timbó, Itajaí e Rio do Sul, fazendo sua doação on-line (clique aqui para contribuir). Os recursos arrecadados através de doações e ações sociais são utilizados na compra de novos equipamentos médicos para as unidades da Renal Vida.

Fotos