Transplantes 1329
Quer ajudar?Faça uma doação!

Maçã e milho verde: opções saudáveis para quem faz hemodiálise

Pacientes em hemodiálise devem controlar a dieta e evitar alimentos ricos em potássio e sódio. As frutas entram na lista de alimentos que devem ser consumidos com moderação, com  exceção da carambola que é proibida ao doente renal, pois libera uma toxina que somente os rins podem eliminar. Quando os rins não funcionam, essa toxina permanece no organismo, podendo levar à morte. Outras frutas, como a banana, devem ser evitadas. Algumas, no entanto, podem ser consumidar com maior liberdade. Esse é o caso maçã.

Rica em fibras solúveis (que controlam os níveis de colesterol e regularizam o intestino) e antioxidantes (que combatem os radicais livres e auxiliam na saúde do coração), a maçã ainda é capaz de captar potenciais substâncias tóxicas (como metais pesados) presentes no organismo. O paciente renal pode consumir uma maçã média por dia.

Outro aliado dos rins é o milho verde. Ele é rico em manganês, que ajuda no tratamento do diabetes, uma vez que faz a glicose ser mais bem aproveitada pelo organismo. Com a glicose controlada, os rins funcionam melhor e o corpo agradece.

Se você já possui algum grau de insuficiência renal, consulte seu nutricionista para saber mais sobre como deve ser sua dieta.

Na Renal Vida, oferecemos acompanhamento nutricional a nossos pacientes. Nossa equipe de nutricionistas oferece todo o apoio não somente ao doente renal, mas também a seus familiares.

Se você quiser contribuir com a Renal Vida para que nossa equipe médica, psicológica, nutricional, farmacêutica e cirurgica continue prestando assistência humanitária aos pacientes da região. Clique aqui e faça sua doação.

Fotos