Transplantes 1261
Quer ajudar?Faça uma doação!

Tudo o que você precisa saber sobre transplante de rim

O transplante de rim é um procedimento cirúrgico realizado para substituir um rim, cuja função já corresponde a menos de 10% do total, por outro saudável, proveniente de um doador, que pode ser vivo ou falecido.

Quando é recomendado?

O transplante de rim é recomendado pelo médico nefrologista com base no quadro de insuficiência renal de cada paciente. Em geral, pessoas com quadro irreversível e em boas condições de saúde física e mental têm o procedimento sugerido pelo médico.

Os riscos

Como qualquer outra cirurgia, complicações podem ocorrer, em especial sangramento, infecção, falha inicial no funcionamento do rim substituído e rejeição. Por isso, converse com o seu médico e tire suas dúvidas. Assim, você ficará mais confiante em relação ao que esperar do transplante.

 

 

Antes do procedimento

Para receber um rim, o doente renal precisa estar na fila de transplantes e passar por uma série de testes, que vão ajudar os médicos e determinar sua elegibilidade para o procedimento. Entre os exames necessários, estão: avaliação psicológica, exames de sangue, diagnóstico médico (raio-x, biópsia, ultrassom, entre outros que o nefrologista achar necessário).

Durante a cirurgia

O transplante de rim é realizado sob anestesia geral e dura de quatro a seis horas.

Depois da operação

Em geral, o paciente precisa ficar internado por alguns dias após o transplante. Como a urina pode ficar retida logo após a cirurgia (especialmente nos casos de doador falecido), a realização de diálise pode ser necessária.

O paciente também precisará passar por exames periódicos de urina e de sangue, para que o médico consiga acompanhar o funcionamento dos rins, e deverá tomar medicamentos imunossupressores (contra rejeição) pelo resto da vida.

Já em casa, o transplantado deve entrar em contato com o médico se tiver febre ou perceber sangramento ou vermelhidão na insisão ou, ainda, se sentir muita dor no local da cirurgia.

Na Renal Vida, já foram realizados 838 transplantes de rim. Se você tiver alguma dúvida sobre o procedimento, entre em contato com nossos nefrologistas.

 

Contribua com a Renal Vida. Clique aqui e faça sua doação.

Fotos