Transplantes 1329
Quer ajudar?Faça uma doação!

27 de setembro - Dia de dizer sim à doação de órgãos

Sexta-feira, 27 de setembro, é o Dia Nacional da Doação de Órgãos e a data ideal para você dizer "sim, quero ser doador (a)".

Para se ter uma ideia de como um simples "sim à doação" pode fazer a diferença, apenas em Santa Catarina, 437 pessoas estão à espera de um rim. Além disso, no Brasil, 100 mil dependem de hemodiálise para viver e, na Renal Vida, 600 pacientes que necessitam do tratamento são atendidos semanalmente.

Transplantes


 

Durante o primeiro semestre de 2013, foram realizados 2.707 transplantes de rim no País (2.044 através de doadores falecidos e 663 de doadores vivos). Em Santa Catarina, o número de cirurgias totalizou 121 (102 de doadores falecidos e 19 de doadores vivos), segundo dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (Abto).

Mas existem ainda milhares de brasileiros à espera de um coração, fígado, pulmão ou olhos.

Para ser doador, não é preciso deixar qualquer documento assinado sobre seu desejo. Basta avisar sua família.

Por isso, neste sábado, 28 de setembro, a Renal Vida realiza, em Blumenau, o "Pedágio pelo Deficiente Renal", uma ação que contará com a participação de voluntários, transplantados e pacientes que estão na fila de transplante por um rim. A participação de toda a comunidade é importante, pois o pedágio visa estimular a doação de órgãos e a contribuição com recursos para a construção de uma sede própria para a Renal Vida (para doar on-line, clique aqui), o que, para a região, significa um aumento de 50% nos números atuais de transplantes realizados.

Até hoje, a Renal Vida já realizou 849 transplantes de rim e oferece tratamento a centenas de deficientes renais da região.

No último dia 4 de setembro, a associação recebeu o título de Entidade Social de Interesse Social e Público, concedido por meio da Coordenação de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social do Ministério da Saúde e publicado no Diário Oficial da União (nº 171 seção 01, de 4 de setembro de 2013).

Com isso, a Renal Vida passou a ser a única unidade de serviço ambulatorial, dos 45 municípios em que atua, a possuir o título.   

Você também pode contribuir com o atendimento ao doente renal das regiões de Blumenau, Timbó, Rio do Sul e Itajaí, doando seu tempo como voluntário, seus órgãos como herói ou heroína e seus recursos como colaborador (a).

Doar é uma atitude legal. Doe órgãos. Doe vida!

Fotos