Transplantes 1261
Quer ajudar?Faça uma doação!

Entenda por que o bom funcionamento dos rins é essencial para a saúde

Pequeninos (eles medem apenas  centímetros), os rins têm função primordial na saúde do nosso organismo. Muito mais do que filtrarem o sangue 12 vezes em apenas uma hora, os rins garantem com que outros órgãos também funcionam bem. E, quando nossos amigos estão doentes, o corpo inteiro sente.

proteina_em_excesso_prejudica_os_rins_.jpg

Para compreender melhor por que o bom funcionamento dos rins é essencial para a saúde, conheça suas quatro funções principais: 

Eliminação de toxinas

O sangue entra nos rins através da artéria renal. Ali, ele é filtrado e “devolvido” ao organismo livre de toxinas, que são enviadas para a bexiga e eliminadas através da urina.  

Produção de glóbulos vermelhos e formação de ossos

Rins saudáveis são sinônimo de saúde por eles estão intimamente ligados com a formação de ossos sadios e a produção dos glóbulos vermelhos. Nos ossos, os rins desempenham a função de regularizar as concentrações de cálcio e fósforo. No sangue, são eles que liberam o hormônio eritripoetina, que auxilia na maturação dos glóbulos vermelhos do sangue. A falta deste hormônio pode resultar em anemia. 

Regulação de pressão sanguínea

A hipertensão pode ser a causa ou também o resultado de uma deficiência renal.Os rins controlam as concentrações de sódio e líquidos no corpo. Quando falham, a pressão pode aumentar.  

Já quando a hipertensão for prolongada, os vasos sanguíneos são danificados e podem levar à insuficiência renal crônica. 

Controle de toxinas

Como os rins são responsáveis por eliminar as toxinas do sangue, quando não funcionam adequadamente o resultado é uma condição muito séria, conhecida como uremia, cujos sintomas incluem: náuseas, debilidade, fadiga, desorientação, dispneia e edema nos braços e pernas. 

Portanto, procure a Renal Vida sempre que houver suspeita de alguma doença renal.

 

 

Para contribuir com a Associação, clique aqui.