Transplantes 1261
Quer ajudar?Faça uma doação!

Crianças também sofrem de insuficiência renal crônica

A insuficiência renal crônica não é uma doença característica apenas da vida adulta. Crianças e adolescentes também estão sucintos a essa condição grave dos rins.  

As principais causas do problema na infância são as malformações ou obstruções das vias urinárias (dificuldade na drenagem da urina), as nefrites (doenças inflamatórias que atacam os rins), as doenças que causam cistos renais, rins malformados e as doenças renais hereditárias. 

Como os sintomas geralmente aparecem somente quando já há uma perda de 70% da função renal, os pais devem ficar atentos a pequenos sinais que podem indicar evolução em alguma doença nos rins. Entre os principais sintomas que podem ser registrados em crianças, estão: inchaço, vômitos frequentes, infecções urinárias repetitivas, atraso no crescimento e desenvolvimento, problemas ósseos, anemias de difícil tratamento e hipertensão arterial
 
Apesar de não existir cura definitiva, se diagnosticada no início, a perda da função renal pode ser retardada e até estagnada com a ajuda de uma dieta controlada e medicamentos. 

Em casos mais avançados, os pequenos, assim como em adultos, devem passar por terapia substitutiva, como diálise peritoneal, hemodiálise ou transplante de rins. Na infância, no entanto, os materiais utilizados no tratamento e algumas características técnicas podem divergir do tratamento em adultos. 

Se suspeitar que seu filho (a) é portador de alguma doença nos rins, procure os especialistas da Renal Vida.