Transplantes 1329
Quer ajudar?Faça uma doação!

Tudo o que você precisa saber sobre câncer de rim

 
Na semana do Dia Mundial do Combate ao Câncer (comemorado em 8 de abril), a Renal Vida preparou algumas informações sobre um dos cânceres mais silenciosos: o de rim.  

Como esses órgãos estão localizados em uma região pouco aparente do abdômen, os sintomas iniciais podem ficar camuflados. Isso contribui para que cerca de 60% dos casos de tumores renais sejam descobertos acidentalmente, durante exames para verificar dores nas costas ou abdômen. Cerca de 1/3 dos casos são diagnosticados quando o câncer já se espalhou para outros órgãos do corpo. 

Os sintomas mais aparentes desse tipo de tumor são: dor nas costas, sangramento na urina e palpação do tumor no abdômen. Mas como esses sintomas são percebidos quando a doença já está em estágio avançado, exames regulares são indicados para a prevenção e redução do número de óbitos em pacientes com câncer renal. 

Os principais exames para diagnóstico são: tomografia computadorizada abdominal, perfil metabólico, hemograma completo, pielograma intravenoso (PIV), exames de função hepática, arteriografia renal, ultrassom do abdômen e dos rins e exames de urina. 
  
Indivíduos entre 50 e 70 anos são considerados um grupo de risco para o desenvolvimento de um câncer de rim. No entanto, fumantes ainda aparecem no topo da lista de pacientes com tumor renal maligno. 

Para se prevenir contra a doença, faça exames periódicos, não fume, não ingira bebidas alcoólicas, pratique atividades físicas regulares, controle seu peso e pressão arterial e procure um médico ao sinal de qualquer sintoma que possa indicar problemas com sua saúde. 

Lembre-se: a prevenção é sempre o melhor remédio!