Transplantes 1329
Quer ajudar?Faça uma doação!

Tudo o que você precisa saber sobre nefrite

A nefrite é uma doença inflamatória responsável por cerca de 50% dos casos de doenças renais. As infecções que acometem os rins e resultam em nefrite são geralmente infecciosas e provocadas por uma bactéria ou microorganismo (toxoplasmose, herpes, salmonela, etc), mas podem acontecer devido ao uso de medicamentos que levam lítio, ouro e captopril. 
 

A doença pode ser aguda ou crônica.  

Na nefrite aguda, há a presença de sangue e albumina (proteína) na urina, inchaço por todo o corpo e hipertensão arterial. Se não tratada e curada em seis meses, pode se tornar crônica e levar o paciente à insuficiência renal. 

O diagnóstico é feito através de exames de sangue e urina e os principais sintomas são: diminuição e sangue na urina, edema (inchaço) nos olhos e/ou pernas e hipertensão arterial.  

O tratamento da doença vai variar de acordo com seu estado (agudo ou crônico), podendo ser recomendado repouso, uso de antibiótico e até terapias substitutivas (hemodiálise e diálise), em casos graves, onde a perda da função renal já é maior que 75%. 

Para evitar que a doença avance e as chances de cura aumentem, é preciso que seja feito um diagnóstico precoce. Portanto, ao reconhecer os sintomas descritos acima, procure a equipe médica da Renal Vida. Em crianças e adolescentes, a nefrite tem um índice de cura de aproximadamente 95%, enquanto nos adultos, o índice cai para 50%, em muitos casos devido à demora na procura por tratamento. 

No Brasil, a nefrite é o principal fator que leva pacientes renais à necessidade de hemodiálise.