Transplantes 1329
Quer ajudar?Faça uma doação!

Edema em deficientes renais

O edema renal, ou inchaço, é uma reclamação comum entre pacientes com função renal reduzida. Ele acontece pois há uma retenção de água e sal no organismo, bem como alto índice de proteína na urina.  

A grande perda de proteína através da urina provoca uma redução na concentração de albumina no sangue (hipoalbuminemia). Quando esse volume é anormal, o organismo passa a reter sal e líquidos, que se acumulam sob a pele, causando o incômodo inchaço.  

Tratamento

Os edemas renais podem ser controlados através da restrição no consumo de alimentos com alto teor de sal e a prescrição de medicamentos como diuréticos e anti-hipertensivos. 

Em geral, quando a perda da função renal está no início, o inchaço se localiza na região dos olhos e pálpebras. Com o tempo, o edema pode atingir também as pernas e braços do paciente. Quanto mais avançado for o quadro de perda da função dos rins, maior será a incidência de edemas.  

Por isso, quem possui histórico de doença renal na família e percebeu inchaço constante dos membros, deve procurar imediatamente um dos nefrologistas da Renal Vida

Uma biopsia do rim pode ser necessária para o diagnóstico preciso sobre o tipo de doença renal e a melhor forma de tratamento. Em casos muito avançados, sessões de hemodiálise ou diálise podem ser recomendadas.