Transplantes 1329
Quer ajudar?Faça uma doação!

Dia dos Namorados do renal crônico

O Dia dos Namorados está chegando e uma maneira tradicional de comemorar a data é levar o (a) companheiro (a) para um jantar romântico. Se o namorado ou namorada for paciente renal crônico é preciso seguir algumas regras para evitar que a noite prejudique o tratamento. 

A primeira delas é planejar com antecedência e entrar em contato com o restaurante para que ambos saiam satisfeitos da comemoração. Tire suas dúvidas sobre a forma de preparo dos pratos e pergunte se o estabelecimento atende pedidos especiais (como cozinhar a comida com reduzido teor em sal ou mesmo sem sal). Se a opção é apropriada, faça a reserva. 

Boas opções em carnes são: bifes simples, frango e cordeiro. Peixes também estão liberados, exceto o bacalhau, que contém alto teor de sódio. 

Para não comprometer o tratamento, opte por cozidos e grelhados e lembre-se de que as proteínas não se encontram apenas na carne e no peixe: queijos, molhos com leite, feijão, lentilhas e ovos são fontes ricas em proteínas! 

Vale a pena ficar longe dos buffets livres, já que é mais fácil exagerar nesses locais. 

Para beber, prefira chás gelados, limonada ou água. Uma taça de vinho de baixo teor de sódio também pode ser consumida. 

Prefira alface, couve-flor, beterraba, pepino ou cenoura crua e evite tomate, alcachofra e grão-de-bico como salada. 

Arroz cozido, massa e pão integral são os melhores acompanhamentos para o paciente renal e podem ser consumidos, desde que sem exageros. 

Para ficar mais tranquilo (a) durante a celebração, reduza a quantidade de líquidos, potássio e sódio no dia anterior ao Dia dos Namorados e não se esqueça de levar sua medicação, caso a tome no horário das refeições. 

Em caso de dúvidas, converse com os nutricionistas da Renal Vida.