Transplantes 1329
Quer ajudar?Faça uma doação!

Nefropatia por IgA - sintomas e tratamento

Nefropatia por IgA (imunoglobulina A), também chamada de doença de Berger, é uma doença que afeta os rins e pode levar à insuficiência renal crônica 

imunoglobulina A é um tipo de anticorpo que defende as mucosas dos trato respiratório e gastrointestinal. Quando há um mal funcionamento desses anticorpos, surge a nefropatia por IgA, que nada mais é que uma inflamação nos glomérulos (peças fundamentais na filtragem do sangue)

Em geral, a doença atinge pessoas entre 20 e 40 anos, especialmente homens brancos, e surge com mais frequência em pacientes que apresentam cirrose, AIDS e doença celíaca. 

Os principais sintomas podem levar anos para aparecer. Entre eles, estão: 

  • Sangue na urina após uma infecção nas vias respiratórias.  

  • Pequenas ou grandes perdas de proteína na urina. 

  • Elevação na creatinina. 

  • Hipertensão arterial. 

O diagnóstico de nefropatia por IgA é feito através de biópsia renal, um procedimento onde um pequeno pedaço do tecido renal é extraído para avaliação microscópica.  

Tratamento 

Os casos mais brandos da doença podem apresentar cura espontânea, enquanto nos casos mais graves, pode ser necessário o tratamento com  medicamentos imunossupressores, para o controle da pressão arterial. A última alternativa, quando o quadro já é crônico e muito avançado, é a hemodiálise. 

Por isso, consulte um nefrologista da Renal Vida ao aparecimento de qualquer sintoma de doença renal.