Transplantes 1261
Quer ajudar?Faça uma doação!

5 alimentos saudáveis para pacientes renais

 

A dieta do paciente renal deve ser pobre em sódio, potássio e fósforo, a fim de garantir um tratamento efetivo e melhor qualidade de vida. Conheça cinco alimentos que podem ser consumidos por pessoas que perderam a função dos rins:

Repolho

1/2 xícara de repolho verde = 6 mg de sódio, 60 mg de potássio, 9 mg de fósforo.

Rico em vitamina K, C e fibras, o repolho é uma ótima fonte de vitamina B6 e ácido fólico, além de conter baixo teor de potássio e ser de baixo custo. Na hora de consumi-lo, prefira o vegetal cru.

Maçãs

Uma maçã média com a pele = 0 de sódio, 158 mg de potássio, 10 mg de fósforo.

Rica em fibras e um anti-inflamatório natural, uma maçã por dia pode ajudar a manter o câncer e as doenças cardíacas bem longe. Na dieta renal, ela é campeã e pode ser consumida tanto cru quanto cozida ou assada.

Mirtilos

1/2 xícara de mirtilos frescos = 4 mg de sódio, 65 mg de potássio, 7 mg de fósforo.

Mirtilos são ricos em antioxidantes, capazes de reduzir inflamações, vitamina C, manganês e ainda possui efeitos que retardam o envelhecimento. Na dieta renal, pode ser consumido fresco, em forma de suco ou congelado.

Morangos

1/2 xícara de morangos frescos (5 morangos médios)  = 1 mg de sódio, 120 mg de potássio, 13 mg de fósforo.

Os morangos são ricos em dois tipos de antocianinas e fenóis: elagitaninos. Também são conhecidos protegerem o coração e ajudarem na luta contra o câncer. Para os pacientes renais, são uma ótima alternativa de sobremesa saudável.

Uvas vermelhas

1/2 xícara de uvas vermelhas = 1 mg de sódio, 88 mg de potássio, 4 mg de fósforo.

As uvas vermelhas contêm vários flavonóides que auxiliam na redução da formação de coágulos sanguíneos. Um desses flavonóides é também capaz de estimular a produção de óxido nítrico, que ajuda a relaxar as células musculares dos vasos sanguíneos para aumentar o fluxo de sangue.

Para quem faz diálise ou hemodiálise, consumir uvas roxas ou vermelhas congeladas é uma boa alternativa para matar o calor e a sede. Além disso, elas também ficam uma delícia na salada de frango.

Converse com nossos nutricionistas para outras dicas de alimentação.